

Há 42 anos, o homem finalmente chegava à Lua. Mas até o hoje, o feito causa polêmica e fascínio em cientistas, especialistas e até mesmo no público leigo, que só acompanhou o feito pela televisão e a milhões de quilômetros daquele cenário que encantou até os mais céticos.
Fotos da Nasa provam que o homem pisou na Lua.
Diversas teorias conspiratórias que duvidam da chegada do homem à Lua no final da década de 60 foram criadas desde que Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram da nave Apolo 11.
Novas fotos tiradas há alguns meses pela Sonda de Reconhecimento Lunar da Nasa (LRO) devem acabar de vez com os boatos. Elas mostram o exato local de pouso da nave e os passos dados por Armstrong.
A LRO já havia feito imagens do local, mas algumas sombras atrapalharam o brilho das fotos. O cientista que coordena o projeto LRO disse ao jornal britânico Daily Mail que o aparelho está sendo muito útil e vai continuar trabalhando na região.
- As imagens de agora não só revelam grandes realizações da Apolo, mas também mostram que a exploração lunar continua. O material será usado para identificar os melhores destinos para as próximas viagens à Lua.
A missão era a Apollo 11, a quinta tripulada e a primeira a pousar na lua, em 20 de julho de 1969. Tripulada por Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, ela cumpria o objetivo do presidente norte-americano John Kennedy, de realizar o feito máximo dentro dos programas espaciais em todo o mundo.
Os 50 anos da primeira viagem do homem ao espaço

Há algumas semanas, o mundo celebrou os 50 anos da viagem do russo Yuri Gagarin, a primeira de um homem ao espaço, ocorrida no dia 12 de abril de 1961. Para os Estados Unidos, no entanto, a data que importa é a de 5 de maio de 1961. Nessa data, 23 dias após o feito histórico da então União Soviética, foi a vez de um americano fazer um tour espacial.
Alan Shepard, piloto de testes da Aeronaval 37 anos, foi lançado a bordo da cápsula Freedom 7 da missão Mercury 3, por um foguete Redstone a partir de Cabo Canaveral, na Flórida, na manhã de 5 de maio de 1961.
Seu voo suborbital sobre o Oceano Atlântico, a uma altitude máxima de 187 km, durou apenas 15 minutos, mas foi crucial para o programa espacial dos Estados Unidos.
O lançamento do Freedom 7 com Alan Shepard estava inicialmente previsto para março de 1961, mas problemas técnicos causaram o adiamento, explica John Logsdon, ex-diretor do Space Policy Institute da Universidade George Washington.
- É interessante perguntar qual teria sido a direção do programa espacial americano se Shepard tivesse ido ao espaço antes de Gagarin porque o voo do russo convenceu o presidente John Kennedy a entrar na corrida espacial.
Por outro lado, o presidente Kennedy temia um impacto negativo em caso de fracasso do voo americano, que foi transmitido ao vivo pela televisão. Isso ocorreu menos de três semanas após o fiasco americano do desembarque na Baía dos Porcos, em Cuba, o que fez o então presidente americano considerar a possibilidade de adiar a viagem de Shepard, lembra o historiador.
Além disso, o voo de Shepard ocorreu alguns dias antes de Kennedy aceitar a recomendação de lançar o programa Apollo, que tinha como objetivo levar um americano à Lua antes do fim da década de 60. Segundo Logsdon, um fracasso de Shepard poderia atrasar o programa.
- O êxito da missão de Shepard foi necessário para o lançamento do programa Apollo.
Para Stephen Garber, historiador da Nasa, o voo do americano “foi sem dúvida histórico”, mesmo que não tenha sido muito comemorado.
Esse périplo de 15 minutos permitiu provar a viabilidade de alguns princípios fundamentais do voo espacial, o que abriu caminho para os programas Geminy e Apollo.
Para os americanos, no entanto, apesar de terem feito a viagem após os russos, existem muitas diferenças entre os dois feitos. Gagarin, por um lado, entrou em órbita e completou uma volta em torno da Terra, numa viagem de 108 minutos, mas permaneceu passivo a bordo de seu voo suborbital. Já Shepard pilotou a cápsula e manteve contato por rádio com o centro de controle.
Alan Shepard, o primeiro astronauta americano, que terminou a carreira como contra-almirante da Marinha americana, foi o quinto homem a chegar à Lua e o primeiro a jogar golfe durante a viagem da Apollo 14 (32 de janeiro a 9 de fevereiro de 1971), na terceira missão lunar. Ele morreu em julho de 1998, aos 74 anos, vítima de câncer.
Uma cerimônia para celebrar o 50º aniversário do primeiro americano no espaço acontece nesta quarta-feira na base aérea de Cabo Canaveral com o diretor da Nasa, Charles Bolden, na presença da família Shepard e de Scott Carpenter, um ex-astronauta do programa Mercury.
Os Correios americanos lançarão dois novos selos dedicados ao primeiro voo de um americano ao espaço.
Armstrong, ex-piloto naval, foi o comandante da missão e o primeiro homem a pisar na superfície lunar. Ele partiu com seus astronautas do Cabo Canaveral, na Flórida, na tarde do dia 16 de julho, sob o olhar de milhares de espectadores que estavam ao redor do Centro Espacial.
ACREDITO HOJE SEJA TALVEZ A DATA MAIS IMPORTÂNTE E ESPECIAL PARA HUMANIDADE.
EM 20 DE JULHO DE 1969 O HOMEM DAVA UM PEQUENO PASSO PARA UM HOMEM, MAIS UM GIGANTESCO SALTO PARA HUMANIDADE.( Frase de Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na lua).
ESPERO QUE VOCÊS TENHAM CURTIDO O DIA DE HOJE E ESSA POSTAGEM QUE FIZ DE ULTIMA HORA DEVIDO AO TEMPO QUE NÃO TIVE, OBRIGADO POR SUAS VISITAS A ESTE BLOG QUE NÃO É MEU E SIM DE TODOS ASTRÔNOMOS AMADORES, PEÇO QUE SE NÃO FOR INCOMODO TODOS DEIXEM UM COMENTÁRIO NESTA POSTAGEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário