A Nasa apresentou hoje detalhes de sua próxima missão para Marte. A nave-robô Curiosity deverá partir para o planeta vermelho em 25 de novembro. Como Opportunity que neste momento explora uma cratera marciana, o Curiosity também é um carro-robô. Ele é equipado com sensores ainda mais modernos do que os do Opportunity. Ao todo ele, transportará dez equipamentos. O objetivo principal é descobrir se existem ou já existiram condições para a vida em Marte. Em especial, vida microbiana — ninguém espera encontrar homenzinhos verdes por lá.
O Curiosity vai explorar em detalhes uma cratera marciana chamada Gale, escolhida por ser considerada hospitaleira — para os padrões das hostis condições marcianas, claro. O Curiosity recebe os últimos ajustes na base espacial de Kennedy, na Flórida. Ele será integrado a uma nave maior, cuja missão é levá-lo até a órbita marciana, onde descerá de paraquedas e partirá para explorar a superfície. O lançamento será feito da Base de Cabo Cañaveral, também na Flórida.
O carro-robô tem braços para pegar amostras de rochas. Estas serão colocadas no interior do robô, onde serão analisadas. Antenas poderosas enviarão o resultado das análises para a Terra ainda mais rapidamente do que a primeira geração de carros-robôs é capaz de fazer. O Curiosity, como o nome indica, é um explorador. Ele também vai estudar o clima e a radiação em Marte. Também, como os seus antecessores, buscará água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário