sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Como será a roupa dos astronautas no futuro!




Desde 1959, os trajes de astronauta serviram bem aos propósitos da Nasa de colocar um homem em órbita, chegar até a Lua e construir uma Estação Espacial. Mas a hora de aposentá-los se aproxima. Conheça a BioSuit, a roupa que pode nos levar à Marte.

Para alcançar seus novos objetivos de exploração espacial, a Nasa sabe que precisa de trajes mais leves e resistentes. “Essa é a ideia do BioSuit: ser uma segunda pele”, explica o arquiteto Guillermo Trotti.

Após passar anos desenvolvendo projetos para a agência, ele se juntou à professora Dava Newman, do Massachusetts Institute of Technology, para criar um traje que, fabricado com três camadas de uma lycra de composição secreta, aplica pressão diretamente no corpo do astronauta. “As roupas atuais são como um balão, com o equivalente a 1/3 da pressão atmosférica terrestre.

O tecido aplica essa mesma força, mas de forma mecânica”, diz ele. Ao invés de 130 kg, a Biosuit pesa, no máximo, 7 kg (contando capacete) e tem apenas 3 mm de espessura. Embora no vácuo o peso não faça diferença, em um planeta, como Marte, cada quilo conta. Parte do controle da pressão será feito por faixas largas vermelhas nos braços e pernas que ajudam o astronauta a vestir o traje.

Já as finais faixas que correm por todo o corpo são parte da tecnologia que dá mobilidade do tecido. Elas imitam as chamadas “linhas de não extensão” do corpo, regiões da pele que não se dobram quando nos movimentamos. “Cada traje é personalizado e segue as linhas de um único indivíduo”, diz Trotti.

Com um protótipo da roupa já finalizado, os pesquisadores estudam como poderiam fazer correr, nessas mesmas linhas, fluídos capazes de manter a temperatura corporal ou sensores que monitorassem as condições de saúde. Outro foco é a criação de um capacete que se mova junto com a cabeça do astronauta.

Por fim, seria preciso criar uma espécie de sobretudo, uma capa fina que oferecesse uma proteção adicional contra sujeira ou poeira. “O projeto da Biosuit é financiado pela própria Nasa. Acredito que entre seis e oito anos teremos algo, mas tudo depende do dinheiro..”, diz Trotti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário