quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Nasa anuncia superfoguete para Marte e outros pontos!

Para o projeto do lançador mais potente de todos os tempos, haverá economia com o aproveitamento de peças de projetos anteriores da Nasa.




Após meses de debates, a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa) norte-americana, finalmente, anunciou como pretende lançar suas naves para explorar o planeta Marte e outros pontos do espaço sideral, através de um superfoguete. A agência declarou que, para isso, encomendará o lançador espacial mais potente de todos os tempos. Batizado de Sistema de Lançamento Espacial (SLS), na sigla em inglês, o novo dispositivo foi divulgado ontem com alarde pelo administrador da Nasa, Charles Bolden, e por membros do Congresso em Washington.

Potentíssimo, o novo sistema permitirá levar até 143 toneladas por viagem e usará um sistema de combustível com hidrogênio e oxigênio líquidos. A agência já informou que haverá licitação para a construção dos propulsores do foguete. Haverá economia, que sairá do aproveitamento de peças, sistemas e componentes de projetos anteriores da Nasa, como a nave espacial reutilizável e o projeto Constellation, anunciado por George Bush, em 2004, e encerrado por Barack Obama em 2009. O SLS será usado para transportar a cápsula Orion MPCV (Veículo Multifuncional Tripulado), anunciado para substituir os ônibus espaciais. Além de servir para explorar Marte, asteroides e outros astros, o superfoguete será aplicado como plano B para o transporte de carga e pessoal para a Estação Espacial Internacional (ISS). Desde a aposentadoria das naves reutilizáveis em julho, a Nasa está sem meios próprios para enviar seus astronautas para lá.

ENTENDA A NOTÍCIA

O SLS é a mais potente plataforma de lançamento de veículos espaciais já surgida, cuja força supera a que pôs o Homem na Lua. O dispositivo será capaz de enviar humanos até Marte, ou à zonas de asteróides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário