terça-feira, 18 de setembro de 2012

NASA PRETENDE RECRIAR DOBRA ESPACIAL DE STAR TREK


 A Nasa deseja recriar um tipo de propulsão espacial para que os astronautas possam viajar em uma velocidade próxima a da luz. A ideia é parecida com o que acontece com os astronautas da Enterprise, do seriado Star Trek.


O problema é que viajar em uma velocidade tão alta quanto a da luz não é possível para os padrões tecnológicos atuais. Então, os cientistas começaram a trabalhar para contornar essa questão.
Em Star Trek, quando o Capitão Kirk entrava na dobra espacial era como se ele estivesse em uma bolha de tempo e espaço. Ela protegia a tripulação da nave contra uma velocidade extremamente alta de tal forma que nem mesmo a tripulação podia notar como a nave voava rápido.
No começo da pesquisa, os cientistas imaginavam que era necessário usar um combustível diferente e em uma quantidade do tamanho de Júpiter – o maior planeta do sistema solar - para esse tipo de viagem. Mas os estudos já provaram o contrário.
A Nasa já indicou que encontrou brechas em equações matemáticas que indicam a possibilidade de deformações entre a relação do tempo e o espaço sem quebrar as leis da física. Elas resultariam em uma proteção semelhante a essa dobra espacial. Além disso, seria possível usar a relação entre o tempo e o espaço para diminuir a quantidade de combustível na nave.
Até agora, a pesquisa tem surtido apenas resultados modestos. Mas a Nasa acredita que descobertas revolucionárias podem estar a caminho. Se der certo, viagens interplanetárias ficariam viáveis, como a possibilidade de até mesmo colonizar outros planetas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário